Pensando em empreender? Este artigo é para você.

Já somos quase 25 milhões de empreendedoras no Brasil, segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, de novembro de 2019. E mesmo com todos os desafios que dificultam o surgimento de novos projetos, o fato é que cada vez mais mulheres estão trilhando esse caminho. Um estudo da Rede Mulher Empreendedora mostra que o negócio já é a principal renda familiar para 38% das empreendedoras.

Para te apoiar nesta jornada, estabelecemos 4 etapas importantes que direcionam a criação de novos negócios. E, se você já tem um negócio, essas 4 etapas também são importantes para que você tenha ainda mais solidez.

1 – Primeiro passo: identificar a oportunidade.
Antes de qualquer ação é necessário entender se seu projeto tem potencial de mercado ou não. E listamos alguns pontos que podem ajudar você nessa pesquisa.

– Entenda seu próprio perfil: faça uma lista do que gosta de fazer e outra com assuntos e conhecimentos que são do seu interesse. Então, busque ideias de negócios que tenham a ver com ambas, unindo satisfação e oportunidade.

– Avalie as tendências de mercado: fique atento às novidades, seja no curto prazo (presentes no mercado, hoje) ou no longo prazo (ideias que permanecerão por longos anos). Analise quais segmentos têm sido os mais lucrativos e quais você tem mais condições financeiras de investir.

– Identifique o seu cliente: para determinar este perfil, você pode realizar pesquisas envolvendo diversos fatores para saber quais as características em comum desta fração da sociedade que irá ser o foco do seu negócio. Essas informações podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

2 – Desenvolva um plano de negócios.
Ele é um documento que servirá como estratégia de curto, médio e longo prazo, sintetizando toda a essência da empresa, o mercado e a concorrência, o modelo de receita, o plano de crescimento e outros fatores.

Nós já falamos sobre a importância do plano aqui no Portal. Vale a pena conferir todos os detalhes para a construção do seu.

3 – Estabeleça os recursos necessários e como captá-los.
Empreender é investir. Ter uma base financeira para esse início é fundamental e o plano de negócios pode ajudar muito nessa captação. Ele trará mais segurança para investidores, principalmente se estiver buscando empréstimo bancário.

E mesmo que você não tenha o valor necessário, isso não vai impedir que você siga com seu sonho. Veja nossa matéria “Dá Para Começar a Empreender Sem Dinheiro” e siga em frente.

4 – Saiba gerenciar sua empresa.
Uma vez identificada a oportunidade, realizado o plano de negócio e com recursos financeiros na mão, a gestão da empresa pode parecer simples, mas não é. E você precisará estar atento a esses pontos, a todo momento:

– Você é a líder: precisará ter conhecimento de todas as áreas, como finanças, processos de produção, comunicação, vendas etc. Além disso, uma boa liderança sabe lidar com a equipe, entendendo a hora de cobrar e elogiar.

– Conhecimento nunca é demais: a rotina administrativa é cercada de termos e conhecimentos técnicos. Por isso, invista em cursos e treinamentos para que possa administrar o seu negócio com eficiência.

– Atenção às transformações: o mercado está passando por diversas mudanças e é preciso acompanhá-las sempre. Uma dica é ter uma equipe diversificada e buscar uma maior inclusão de perfis e ideias.

– Fique de olho na concorrência: analise sempre como as outras empresas têm agido em relação ao mercado, levantando quais são as oportunidades e desafios.

– Reinvista na empresa: seu negócio está trazendo lucro? Use-o para expandir ainda mais, seja adquirindo novas tecnologias, oferecendo outros produtos ou serviços, capacitando sua equipe e criando um ambiente mais confortável para todos.

Desenvolva suas habilidades como empreendedora.

Empreender envolve mais do que o desejo de ter um negócio: além de ser uma característica natural, é algo que deve ser amadurecido e bem planejado.

Por exemplo, você pode ser uma doceira de mão cheia e com muitas encomendas, mas isso não quer dizer que terá sucesso ao abrir uma loja de bolos. Por outro lado, pode não entender nada de bolo, mas identificou um nicho inexplorado no mercado de festas e decidiu ir em frente.

Para ajudar pessoas a se descobrir, a ONU ciou o EMPRETEC, uma metodologia que busca desenvolver características de comportamento empreendedor.

No Brasil, o programa é oferecido exclusivamente pelo Sebrae desde 1993 e já formou quase 300.000 alunos com ótimos resultados. Durante 1 semana de imersão, o participante tem exercícios, ferramentas e desafios que o farão ter uma visão mais ampla do que é ter um negócio.

Fonte: https://imulherempreendedora.com.br/meu-negocio/meu-primeiro-negocio/pensando-em-empreender-este-artigo-e-para-voce

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